Projeto


Este documentário é o Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo de Bruna Escaleira na ECA - USP, orientado pelo Professor José Roberto Ferreira Cintra.

Possível título: Pileque

Possíveis subtítulos: Paulistanos entre umas e outras; Gerações entre copos

Formato: Documentário em vídeo

Duração: de 20 a 30 minutos

Período de realização: de janeiro a dezembro de 2011 (aproximadamente)

Período de filmagem: de agosto a setembro de 2011

Sinopse
Documentário sobre as mudanças no hábito do consumo do álcool entre os paulistanos ao longo do tempo. Através de depoimentos de cada geração, pretende documentar a relação das pessoas com a bebida hoje e contrastar as diferentes posturas que tiveram frente ao álcool ao longo de suas vidas. Desta maneira, busca também registrar traços culturais relacionados ao hábito de beber - como a cultura do bar, a simbologia do brinde, jogos cujo objetivo é embriagar-se, entre outros – que mostram como e por que representantes das últimas gerações bebem.

Motivado por pesquisas sobre o consumo de álcool na população brasileira, que evidenciam importantes mudanças ao longo das últimas décadas - como a redução da idade média de início do consumo de álcool entre os jovens e o aumento do consumo entre as mulheres - pretende promover um diálogo transdisciplinar e “transgeracional” sobre este hábito tão enraizado na cultura e no cotidiano brasileiro, tendo como guia seus próprios protagonistas. Não existe a pretensão de se compor um panorama definitivo sobre o álcool na sociedade paulistana,  tampouco se trata de exaltar as bebidas alcoólicas, negando seus malefícios, mas de propor uma reflexão sobre a relação do homem com uma substância de tradição tão antiga, porta para socialização, diversão, prazer, vício e tragédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário